Publicações

 

Livros

TRACTENBERG, Régis (Org.). Docência On-line Independente: novos horizontes profissionais na Educação. Livre Docência Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro – RJ, 2014.

Site do livro.

Disponível na Amazon em formato digital.

Receba grátis o prefácio e o primeiro capítulo!

 

Independent Online Teaching

TRACTENBERG, Régis (Org.). Independent Online Teaching: new professional horizons in Education. Livre Docência Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro – RJ, 2016.

Available on Amazon Kindle

 

 

 

Capítulos de livros

KURTZ, Renata. Gestão da Aprendizagem Online na Educação Corporativa. In: Ramal, Andrea (Org.). Educação Corporativa: Como Implementar Projetos de Aprendizagem nas Organizações. Ed. LTC, Rio de Janeiro – RJ, 2012. Site da editora.

KURTZ, R. G. M.; Pina, F. ; FREITAS, A. ; FERREIRA, J. B. ; Schlemmer, E. . O Uso do M-Learning no Ensino Superior: Fatores Críticos do Ponto de Vista dos Professores. In: KLEIN, Amarolinda Iara da Costa Zanela; FREITAS, Henrique. (Org.). Mobilidade Empresarial: Oportunidades e Desafios do Uso de Tecnologias Móveis para Negócios no Contexto Brasileiro. 1ed.São Paulo: Atlas, 2014, v. 1, p. 119-131.

TRACTENBERG, L. E. F. ; TRACTENBERG, Régis. Docência Online Independente: Do Conceito à Prática Com o Moodle. In: Alves, L; Barros, D; Okada, A; (Org.). Moodle – Estratégias Pedagógicas e Estudo de Casos. EDUNEB, Salvador – BA, 2009. Acesso (livro com distribuição gratuita).

TRACTENBERG, L. E. F. ; TRACTENBERG, Régis; Azevedo, Wilson Correia . A Docência Online Independente. In: Litto, Fredric Michael; Formiga, Marcos; (Org.). Educação a distância: o estado da arte, volume 2. Pearson Education do Brasil, São Paulo – SP, 2012.

TRACTENBERG, L. E. F. ; TRACTENBERG, Régis. Design Instrucional na Educação Corporativa. In: Ramal, Andrea (Org.). Educação Corporativa: Como Implementar Projetos de Aprendizagem nas Organizações. Ed. LTC, Rio de Janeiro – RJ, 2012. Site da editora.

 

Artigos e monografias

KURTZ, R. G. M. Relacionamentos Interpessoais e Aprendizagem Organizacional na Economia de Comunhão: o caso Femaq. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: 2005. Acesso.

KURTZ, RENATA; MACEDO-SOARES, T. DIANA DE ; FERREIRA, JORGE BRANTES ; FREITAS, ANGILBERTO SABINO DE ; SILVA, JORGE FERREIRA DA . Fatores de impacto na Atitude e na Intenção de uso do M-learning: um teste empírico. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 21, p. 27-56, 2015. Acesso.
 
LEITÃO, S. P.; KURTZ, R. G. M. Relacionamentos interpessoais e aprendizagem na economia de comunhão: o caso Femaq. In: Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 39, n. 4, p. 913-937, jul.-ago. 2005. Acesso.
 
KURTZ, R. G. M.; Pina, F. ; FERREIRA, J. B. ; SILVA, J.F. ; FREITAS, A. S. ; Giovannini, C. J. . Adoção de M-learning por professores no ensino superior: uma investigação sobre aspectos favoráveis e possíveis barreiras. In: XXXVIII Encontro da ANPAD, 2014, Rio de Janeiro. Adoção de mlearning por professores no ensino superior: uma investigação sobre aspectos favoráveis e possíveis barreiras, 2014.
 
KURTZ, R. G. M.; MACEDO-SOARES, T. D. ; FERREIRA, J. B. ; FREITAS, A. S. . Fatores de Impacto na Atitude e na Intenção de Uso do M-Learning: Um Teste Empírico. In: XXXVII Encontro da ANPAD, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXVII Encontro da ANPAD, 2013.
 

PINA, F. ; KURTZ, R. G. M. ; FREITAS, A. S. ; FERREIRA, J. B. ; RAMOS, F. L. . A Adoção do Mobile Learning: um Estudo Comparativo entre Professores Adotantes e Não Adotantes. In: XXXIX Encontro da ANPAD – EnANPAD 2015, 2015, Belo Horizonte. XXXIX EnANPAD, 2015, 2015.

RAMOS, F. L. ; FERREIRA, J. B. ; FREITAS, A. S. ; Pina, F. ; RODRIGUES, J. W. ; KURTZ, R. G. M. . O Efeito da Confiança na Intenção de Uso do M-Banking. In: XXXIX Encontro da ANPAD – EnANPAD 2015, 2015, Belo Horizonte. XXXIX EnANPAD 2015, 2015.

RAMOS, F. L. ; FERREIRA, J. B. ; FREITAS, A. S. ; Pina, F. ; RODRIGUES, J. W. ; KURTZ, R. G. M. . Mobile banking, Confiança e seus Antecedentes. In: 9th Iberoamerican Academy os Management Conference, 2015, SAntiago. 9th Iberoamerican Academy os Management Conference, 2015.

SILVA, M. A. ; CARVALHO, M. L. A. ; Giovannini, C. J. ; KURTZ, R. G. M. . Intenção de Uso de um Sistema e-learning: Modelagem e Teste Empírico com Alunos de uma Instituição de Ensino Superior. In: XXXVII Encontro da ANPAD, 2013, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXVII Encontro da ANPAD, 2013.

TRACTENBERG, Régis . An Evaluation of the Introduction of Computer Labs into Rio de Janeiro’s Public Secondary Schools. Dissertação de mestrado. Universidade de Twente – Holanda, 2002. Acesso.

TRACTENBERG, Régis . Uma Avaliação da Introdução de Laboratórios de Informática nas Escolas Públicas do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro. Artigo apresentado no X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância em Porto Alegre, set-out de 2003, e publicado na revista Tecnologia Educacional, Ano XXXI, n. 161/162, 2003. Acesso.

TRACTENBERG, L. E. F. ; TRACTENBERG, Régis . The advantages of independent online teaching: an experience report. In: 22a Conferência Mundial do ICDE, 2006, Rio de Janeiro. 22a Conferência Mundial do ICDE. Rio de Janeiro : http://www.icde22.org.br/portugues/, 2006. Acesso.

TRACTENBERG, L. E. F. ; TRACTENBERG, Régis . Seis competências para a docência online independente. In: XIII Congresso Internacional de Educação a Distância, 2007, Curitiba. Anais do XIII Congresso Internacional de Educação a Distância. São Paulo : www.abed.org.br, 2007. Acesso.

TRACTENBERG, L. E. F. ; TRACTENBERG, Régis; KURTZ, Renata . Perfis da Docência Online Independente: Um Levantamento Inicial. In: XVI Congresso Internacional de Educação a Distância, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do XVI Congresso Internacional de Educação a Distância. São Paulo : www.abed.org.br, 2010. Acesso.

TRACTENBERG, L. E. F.; KURTZ, Renata. Interação Socioafetiva no Ambiente Online. Texto preparado para o curso TPDO – Teoria e Prática da Docência Online. Livre Docência Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, 2011. Acesso.

 

Revisões técnicas das obras

PALLOFF, Rena M. e PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Ed. Artmed (Grupo A), Porto Alegre – RS, 2004. Revisão Técnica de Régis Tractenberg. Site da editora.

PALLOFF, Rena M. e PRATT, Keith. O instrutor online: Estratégias para a Excelência Profissional. Ed. Penso (Grupo A), Porto Alegre – RS, 2013. Revisão Técnica de Régis Tractenberg. Site da editora.

PALLOFF, Rena M. e PRATT, Keith. Lições da Sala de Aula Virtual. Ed. Penso (Grupo A), Porto Alegre – RS, 2014. Revisão Técnica de Régis Tractenberg. Site da editora.

VEEN, Wim e VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: Educando na Era Digital. Ed. Penso (Grupo A), Porto Alegre – RS, 2009. Revisão Técnica de Régis Tractenberg. Site da editora.