Depoimentos sobre o curso
Teoria e Prática do Design Instrucional

Prof. Régis Tractenberg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O curso superou minhas expectativas. Pude colocar o projeto construído ao longo do curso em prática imediatamente após o término. A mediação do Régis foi excelente, apontando caminhos, questionando, dando dicas.

 
Adriane Gazzola, coordenadora de núcleo – Fundação Roberto Marinho
 
 
 
É muito importante para quem trabalha na área da Educação fazer este curso de TPDI. Ele nos dá diretrizes para que possamos criar cursos com maior eficiência. O conteúdo é excelente, o professor é de altíssimo nível e o resultado final é de realização de aprendizagem com gostinho de quero mais!
 

Renate Stephanes Soboll, professora tutora a distância UAB/UnB

 

Além de ser muito importante para quem trabalha na área da Educação, o curso TPDI nos dá diretrizes para que possamos criar cursos com maior eficiência e desenvoltura. O conteúdo é excelente, o professor é um especialista na área e o feedback é constante. Por fim, a metodologia adotada facilita no desenvolvimento do projeto proposto no curso e resulta num excelente aproveitamento.           

Mychel Marcos – Professor e Designer Instrucional – Goiânia – GO

 

O curso foi excelente. Foi muito gratificante perceber o quanto eu evoluí após a realização do curso. Já fiz vários cursos em EaD, inclusive uma especialização, mas este curso de Design Instrucional foi, sem dúvida, o melhor.   

Juliana Tavares Martins, Analista Judiciário do TRE/SC.

 

O curso é excelente! Apesar de já trabalhar com treinamento em vários níveis e contextos, o conteúdo transmitido no curso me ajudou a organizar minha linha de pensamento para o planejamento e a elaboração da solução instrucional. O professor é excelente e contribui diretamente para a geração de valor ao aluno. Indico este curso para todos os profissionais da área de instrução.

Juliana Herbert – Livre Docente na Facultad de Ingeniería da Universidad de la República (Uruguai) – Consultora Sênior e Instrutora da Herbert Consulting

 

Este é um curso sério, bem estruturado e objetivo, Faz a gente perceber a importância do material instrucional para todos que trabalham com educação.

Flavio Jose Nery Conde Malta, Arquiteto, Professor Universitario, Universidade de Taubaté.

 

Olá, Régis! Não vou concluir o projeto que me propus no prazo do curso, mas posso dizer com certeza que o aproveitamento foi muito superior ao que eu esperava.

Inicialmente, tinha me proposto a construir uma coisa simples, somente com um grupo pequeno de servidores. Mas, quando apresentei a primeira parte para a Chefia, eles ficaram bem impressionados e decidiram fazer para o DETRAN/RS inteiro.

Assim, fui para a Divisão de Educação, e estou fazendo o projeto em conjunto com a equipe deles. Fiz uma apresentação da Metodologia e recebi um prazo de 12 semanas para elaborar um projeto completo, considerando todo o universo dos servidores do DETRAN. Vou começar isso a partir do dia 18/05 (estou finalizando minhas atividades na antiga Divisão).

Obrigado pelo Curso e me despeço com um altíssimo grau de satisfação, já que, inicialmente, eu somente pensava em aumentar um pouco o meu conhecimento na área da Educação, e, no fim, acabou me proporcionando uma mudança na minha carreira profissional, abrindo a porta para um novo e fascinante desafio!

grande abraço!
Seguimos!

Gelson Benatti – Administrador

 

Achei o curso excelente. Superou todas as minha expectativas e recomendo a todos que trabalham com desenvolvimento de projetos presenciais ou à distância.

Wagner Chaves Andrade, professor e diretor do curso VIRTUAL EDUCACIONAL.COM

 

Foi uma experiência gratificante. Faltavam esses conhecimentos e também a possibilidade de colocá-los em prática. Para quem quer estudar e precisa de uma boa proposta, esse curso vale a pena.

Denise de Sá, designer instrucional.

 

O grande diferencial deste curso é o feedback constante e de excelente qualidade fornecido pelo professor. A metodologia adotada, que faz com que todos os alunos desenvolvam um projeto passo-a-passo, aliada ao constante suporte que o professor dá aos alunos, resulta em excelente aproveitamento.

Regina Trilho Otero Xavier – Professora – Universidade Católica de Pelotas

 

O curso TDPI atingiu todas as minhas expectativas! Direcionado para os desafios do dia-a-dia do profissional, o curso permitiu vislumbrar novas soluções e mostrou de forma clara quais são os passos necessários para se desenvolver um projeto instrucional. O professor Régis, sempre dedicado e atencioso, sabe como compartilhar sua paixão pelo assunto e esta atitude positiva e catalisadora só torna o curso ainda mais atrativo. Recomendo o curso a todos os profissionais da área”

Maristela Alves – Diretora de Conteúdo – JumpEducation

 

Em 2011, realizei o curso Teoria e Prática do Design Instrucional (TPDI) por indicação de uma professora em uma palestra sobre tecnologias da educação. Descobri essa metodologia inovadora para a aprendizagem e decidi que queria ser Designer Instrucional (DI). Alcancei meu objetivo tornando-me especialista em DI em 2014. O curso TPDI reuniu tudo o que eu queria aplicar em educação e foi a grande iniciativa que orientou meus estudos para realizar duas especializações: Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (UAB-UFF) e Design Instrucional (SENAC-SP) – que se uniram no meu projeto de mestrado em Enfermagem na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – SP (FAMERP), onde desenvolvo um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com recursos apresentados pela Livre Docência e pelos demais cursos que realizei. Utilizo, ainda, a metodologia do design instrucional para o planejamento das minhas aulas – tanto presenciais, quanto on-line – sobre Tecnologias da Educação e Fundamentos da EaD e, também, como colaboradora em disciplinas de outros docentes. A mediação do Prof. Régis é um excelente aprendizado e exemplo de como deve ser a tutoria on-line: participativa e motivadora!

Patricia Silveira – Designer Instrucional e Professora – São José do Rio Preto – SP

 

Recomendo a todos os professores que se preocupam de fato com o ensino sério. Além do gratificante retorno proporcionado pelas práticas aprendidas no TPDI, tive a oportunidade trocar idéias e sugestões com vários profissionais da área, além da prestimosa e sempre presente competência do professor Régis. Parabéns e obrigado Régis!

Geraldo Peres Caixeta, Professor Engenharia Elétrica – Universidade São Francisco, Campinas, SP

 

Fiquei impressionada com a qualidade do material apresentado e a Tutoria, foi sem dúvida, a excelência deste curso. Parabéns, Régis, pelo brilhante trabalho!

Renata Sbrogio – Docente de Pós Graduação – UNIRP

 

O curso superou minhas expectativas em relação à competência do profissional, especialmente pela capacidade de fazer questionamentos muito pertinentes sobre o tema de cada projeto, como se tivesse conhecimento do assunto. Além disso, ele se expressa com muita clareza e objetividade e demonstra compromisso com o trabalho que realiza. Show de bola!!!

Simone Aguiar Lima – Analista Judiciária – Tribunal De Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

 

Gostei muito do curso e da forma como foi conduzido. Serviu de exemplo para minha atuação profissional em ambientes virtuais de aprendizagem. Fundamental para um professor ter esses conhecimentos.

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho – Professora-pesquisadora – PUC-SP e UniSantos

 

O curso vale mais que seu custo, é o que de mais importante se pode dizer para aqueles que ainda estão indecisos quanto ao investimento. Indico a todos que desejam aprimorar talentos e competências.

Olívia Maria Santos de Lima – Coordenadora PMU-MG

 

Eu já havia feito dois cursos a distância e não consegui levar nenhum dos dois até o fim, por falta de uma boa tutoria. A minha falta de conhecimento sobre o assunto poderia ter me feito desistir na primeira semana, mas o acompanhamento do professor Régis mudou o meu conceito sobre educação a distância. O assunto é super interessante, rico e instigante e o professor é excelente.

Elane Lacerda – Redatora – E-Cursos

 

Um curso rico, com tutoria profissional e muito competente. Um experiência especial para conhecer outros profissionais e realidades diversas de empresas e escolas em relação à EaD.

Renata Vilella – Analista – PRODEMGE

 

O curso é bem contextualizado, dando uma base teórica que pode ser aprofundada, e aplicada de maneira prática.

Ludmila Correia – Responsável pelo Núcleo de Formação e Acompanhamento ao professor – Universidade Aberta do Brasil – UAB/UnB

 

Ao dar uma aula ou curso era frequente que não soubesse bem onde ocorreram os acertos e erros. O TPDI mudou o modo como vejo e procuro organizar meu trabalho, fornecendo ferramentas de atuação, avaliação e reflexão que não conhecia. Foi gratificante e sem dúvida acrescentou bastante.

Alexandre Eduardo Franzin Vieira – Professor do Departamento de Medicina – PUC-SP

 

Esse curso foi o primeiro que participei a distância, achei a experiência muito boa e proveitosa. O curso é muito organizado, o professor é excelente e os materiais como textos e exemplos são muito claros, de fácil entendimento. O Ambiente Virtual de Aprendizagem também é de fácil, compreensão mesmo para quem não tem experiência com o moodle.

Laiana Pereira – Fundação Parque Tecnológico Itaipu

 

O curso TPDI foi excelente, superou minhas expectativas. Embora eu tivesse pouco conhecimento prévio e não tivesse muita prática com cursos a distância, consegui acompanhar bem e chegar a uma solução instrucional satisfatória. Foi muito interessante aprender desenvolvendo meu próprio projeto. Além disso, a atuação do professor foi excepcional, suas observações contribuíram muito para motivar e aperfeiçoar o projeto.

Juliana Diniz, assessora da Escola Judiciária Eleitoral do TSE

 

O curso de TPDI é excelente e supera as expectativas. Trata-se de um modelo de curso a distância que realmente funciona. Aprendi com este curso muito mais do que com alguns cursos presenciais que fiz ao longo da minha formação. Não existe nada que desabone o curso, pelo contrário, a qualidade dos feedbacks do professor, a qualidade do material e a excelente forma de organização e sequenciação dos conteúdos e das atividades são diferenciais que fazem deste curso uma opção que eu recomendo totalmente aos interessados em conhecer o design instrucional.

Schirley Horácio de Gois Hartmann, editora de material didático para EaD, Editora Opet

 

Sobre a capacitação de 25 profissionais da área de Educação Corporativa da Caixa Econômica Federal

A sua presteza e competência profissional na condução do referido curso, como tutor, fazem toda a diferença. Em momento algum você nos deixa no “vácuo”, esclarecendo de forma clara, objetiva e tempestiva às nossas dúvidas, estimulando e valorizando a nossa participação. Suas intervenções são pertinentes, esclarecedoras e enriquecedoras. Ademais, embora o seu conhecimento e experiência no conteúdo do curso, a sua postura de humildade me encantou. Esta atitude, combinada a assertividade na medida certa representam para mim um modelo de tutoria.

Considero que a capacitação de profissionais que atuam na educação corporativa em design instrucional é fundamental para o desempenho de suas atribuições, independente da instituição a que estão vinculados, seja atuando na gestão do processo como no desenvolvimento de ações educacionais. Neste sentido, a estrutura do curso Teoria e Prática do Design Instrucional (TPDI) contribui de forma efetiva para tanto, pois nos proporciona perceber, identificar e diferenciar as variáveis que compõem uma situação-problema, antes de se pensar no desenvolvimento de uma solução educacional. Acrescente-se a isto a identificação do problema que de fato uma solução educacional pode atender, bem como as estratégias de aprendizagem que melhor se adéquam para tanto, observando-se as condições e o público alvo a que se destinam.

Embora não tenhamos feito uma avaliação de impacto da efetividade do TPDI no desempenho dos empregados CAIXA que o realizaram, as manifestações espontâneas revelaram que os empregados se sentiram mais seguros para se iniciar e avançar no desenvolvimento de soluções educacionais.

Por fim, acrescento que a sua atuação como fornecedor é de valiosa parceria, pois percebe-se que o seu interesse é compreender para melhor atender às necessidades do cliente.

Um grande abraço,

Conceição Cavalcante, Consultor Matriz, Desenvolvimento e Capacitação, CAIXA Econômica Federal.

 

O curso TPDI ratificou a importância do planejamento instrucional cuidadoso para embasar a realização de quaisquer atividades voltadas à instrução, treinamento e desenvolvimento. Foi muito bom perceber o quanto tem gente boa por este Brasil afora, realizando importantes projetos com tanta consistência e dedicação.

Marilisa Pinto França Battiato – Analista de Desenvolvimento de Gestão – Cia do Metropolitano de São Paulo

 

Foi meu primeiro curso na área e fiquei muito satisfeito. O Prof. Régis é atencioso e objetivo, conduzindo o curso com segurança e conhecimento.

Guto Sisson, Jornalista, Prisma Produções Cine/Tv Ltda

 

Essencial para todos os educadores.

Maria de Lourdes Novaes – Consultora do CTS (SESI SC)

 

Sou designer instrucional e este curso foi perfeito para minha atuação. Nele aprende-se fazendo! O tutor é competente! Indico a todos!

Priscilla Silveira – designer instrucional – UNP

 

Sendo esta a minha primeira experiência em cursos online, posso dizer que me marcou muito positivamente pela excelente qualidade como um todo. Destaco a excelente organização e estruturação, a interação professor-aluno (com simpatia, incentivo, competência, em tempo hábil), e também a qualidade e a quantidade dos conteúdos, muito apropriados para o objetivo do curso. Resumindo, um ótimo curso!

Ana Paula Leitão, revisora/editora/tradutora, Embrapa

 

O curso atendeu às expectativas, permitindo a construção de um projeto instrucional completo e que pode realmente ser aplicado.
O Professor está sempre disponível, pronto a atender e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir. Além disso, os textos base e exemplos são excelentes.

Andrei Rodrigues, Analista de EaD, Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter, Porto Alegre/RS

 

Eu recomendo o Curso de TPDI. É um Curso de alto nível, bem elaborado, além de contar com um excelente professor, Régis Tractenberg.

David Pessoa de Lira, Professor da Faculdade Cenecista de Osório

 

Curso excelente, pois a aprendizagem se deu de forma significativa por meio de experimentações (elaboração do projeto instrucional) e discussões valiosas nos fóruns com a mediação do tutor. O apoio constante do professor Régis, bem como seu profissionalismo, carisma e carinho com seus alunos fez toda a diferença para que pudéssemos atingir os objetivos de aprendizagem propostos no curso. Obrigada professor Régis! Você é 10000000000000000!

Denise Rodrigues de Araújo – Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)/Regional Belo Horizonte/MG

 

Conheci este curso por acidente na internet e parei para prestar atenção. Era exatamente o que eu queria e eu desconfiei bastante (é uma característica minha). Logo que começou o curso tive a grata surpresa de saber que teria um especialista atencioso, para criticar meu projeto e me ajudar a encontrar os erros que nossa equipe não achava. Sabíamos que nosso curso estava pela metade e era chato, mas não sabíamos onde. O Régis com muita paciência me ajudou a encontrar os erros e a encontrar várias soluções de baixo custo para nossos problemas. Este curso é ideal para quem tem um projeto pedagógico ou didático em mente e precisa de um amigo especialista para organizar tudo.

Evandir Pereira da Silva Júnior Central de Cursos Genesis Ltda

 

O curso de TPDI é um divisor de águas, antes possuía uma ideia sobre a elaboração de uma solução de problemas, hoje posso diagnosticar, estudar e analisar situações e consequentemente elaborar uma real solução de instrução.

Flavio Correa – Engenheiro de Computação – SENAI – SP

 

É um curso que articula muito bem teoria e prática. Vou usar como referencial para desenvolver minhas aulas. Saio deste curso me sentindo capaz de desenvolver um projeto instrucional. Valeu a pena fazer este curso. Recomendo.

Francisco Raimundo de Moreira Alves – Diretor de Educação a Distância do IFPB

 

O curso contribuiu com a materialização de um projeto que atuei, por um bom tempo, na modalidade presencial – Orientação Profissional. Foi interessante e desafiador transmitir as mesmas ideias para a formatação de um curso à distância e garantir que o aprendiz pudesse ter subsídios suficientes para efetuar ou se aproximar de sua escolha profissional. Isso foi possível por meio do curso de TDPI, onde toda a didática utilizada e, principalmente, as intervenções do professor Regis, foram cruciais para a conclusão de um projeto tão importante!

Quero registrar meus sinceros agradecimentos e recomendar este curso para todo o profissional que atue na área de Educação, não apenas na modalidade EaD, pois a formatação de um plano de aprendizagem claro, objetivo e eficaz, com certeza aumentará a qualidade e credibilidade do seu trabalho.

Gizele Laranjeira – Designer Instrucional – CIEE

 

O Curso de TPDI é fantástico!! Todos nós profissionais da Educação ou de áreas afins, deveríamos realizar esse curso. Agrega informações fundamentais na vida profissional de qualquer pessoa!

Janiele Cardoso Godinho, Pedagoga – Equipe UNB

 

O curso TDPI acrescentou muito a minha aprendizagem em EAD, desde os termos mais comuns à área, até a proposta de elaboração do projeto. O prof. dá um excelente suporte na produção das etapas e os fóruns são bem interessantes. O ótimo nível dos alunos contribuiu bastante no desenvolvimento dos trabalhos.

Nilce Rosa – Instrutora em educação corporativa

 

Essencialmente o curso TPDI proporcionou a conciliação da teoria com a prática do DI que já estava presente em meu cotidiano. Deveria ser um curso obrigatório para todo professor, em qualquer nível de ensino e desta maneira a qualidade dos cursos apresentaria uma melhora significativa.

Regina Pavani – Scieree Consultoria Educacional Ltda.

 

Iniciei recentemente a trabalhar com a implantação de um programa de EaD e o curso de TPDI foi fundamental no meu desenvolvimento profissional. Nele foi possível, com a ajuda do professor e dos colegas, desenvolver uma solução para um problema instrucional sob medida, que ajudou no delineamento de nosso programa como um todo.

Renato Araújo, Sociólogo, Defensoria Pública da União

 

Excelente! Adorei o curso. Aprendi muito sobre o Design Instrucional e composição de um curso.

Renata Montes, Técnica Judiciária, Tribunal Superior do Trabalho

 

Gostei da estrutura do curso, pois a favoreceu o processo de aprendizagem. Os conteúdos estão organizados segundo uma sequência lógica. É possibilitado ao aluno utilizar seus conhecimentos prévios. Há possibilidade de relacioná-los aos novos conceitos. Utiliza-se o recurso de resolução de problemas situacionais. E é propiciado intercâmbio dos trabalhos dos alunos.

Ritze Ferraz, Gestão do Conhecimento, TRE-MG

 

Achei o curso fantástico. Superou todas as minhas expectativas e recomendo a todos que trabalham com desenvolvimento de projetos presenciais ou à distância.
Todas as abordagens e conteúdos vão de encontro com o tema proposto no curso.
A atenção e dedicação do tutor merece destaque!

Thyago Gonçalves Vieira – SENAI-MS

 

O Curso de TPDI possibilitou-me a orientação do pensamento de forma abrangente a respeito de um determinado problema. Por meio da metodologia do curso aprendemos a situar um problema em seu contexto geral e específico, delimitar o público-alvo e suas características, traçar objetivos e pensar estratégias de resolução do problema de maneira coerente e harmônica.

Simone Costa Andrade dos Santos, Professora – IFRN Câmpus EaD

 

O curso TPDI é excelente. É um dos poucos cursos que realmente cumpre o que se propõe a ensinar. Temos espaço para interação entre os alunos e com o professor (que, aliás, é excelente e entende muito do assunto!). Definitivamente fiquei muito feliz com o resultado e recomendo a todos que querem aprender mais sobre Desenho Instrucional!

Camilla Lima, técnico judiciário do Superior Tribunal de Justiça.

 

O TPDI apresenta uma metodologia que é essencial para quem deseja alinhar uma solução instrucional. Prático e conclusivo, permite que você avalie cada pormenor e estruture um material confiável. Parabéns especial ao Régis pela condução e dedicação a cada um dos projetos da turma. Super recomendo!

Ivone Karsten -Consultora, Coach e Administradora – CEDEHA – Seleção e Desenvolvimento Humano – www.cedeha.com.br

 

Fiquei bastante satisfeito com os textos utilizados no curso. O material de base é bom e realmente auxilia a compreender a complexa tarefa de realizar um desenho de curso. O DI ainda demandará de mim mais estudos, mas agora já possuo fundamentos que me permitem atuar na área!

O maior ponto positivo do curso é o desenvolvimento do projeto, que pode ser feito em grupo. Utilizamos muito a edição colaborativa de texto em wiki e no Google Docs!

Recomendo este curso, principalmente para aqueles que se iniciam no empenho de Design Instrucional.

MURILO LUIZ CARDOSO
Supervisor Acadêmico de Ações Educacionais EAD
Academia Nacional de Polícia
Departamento de Polícia Federal

 

Preparar um curso online é uma realidade e, atualmente, comum no mercado nacional, mas observa-se que há a necessidade de uma estrutura didática que realmente faça a diferença à aprendizagem.
Recomendo o curso de TPDI pois é fundamentado em uma metodologia que realmente aproxima pessoas; alto nível de comprometimento e competência do conteúdista/gestor do curso; os materiais são muito bons; as estratégias fundamentais.

Cíntia Acioli – Especialista em Tecnologias Educacionais PUCSP); Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância (UFF), MBA em Marketing Digital (FIT); Mestrando em Educação e Currículo (PUCSP).

 

Com o curso aprendi muito, principalmente porque teoria e prática estão sempre muito bem azeitadas nas tarefas e leituras propostas a cada semana. O apoio do professor e o contato com os demais colegas auxiliaram muito no processo de aprendizagem.
Senti que na construção do curso foi aplicado todo o referencial teórico estudado. Excelente!

Anna Queiroz, gestão de projetos, Fundação Vanzolini.

 

Recomendo fortemente o cursos do Régis, principalmente para profissionais de tecnologia que estejam buscando materiais introdutórios e pedagógicos sólidos sobre a prática do desenho instrucional.

David Luz – Consultor de Tecnologias – Fundação Vanzolini

 

O curso é ótimo, abriu minha mente para a criação de cursos práticos e objetivos. E a valorização do tempo de dedicação do meu aluno é preciso levar isso em consideração para o sucesso de um curso, então, entender as dificuldades que um aluno pode ter num curso é essencial.

Patricia Canarim
Consultora e professora de marketing digital
Nautilos Marketing Digital

 

Este curso despertou uma curiosidade e uma vontade muito grande em me especializar na área de EaD. Com ele consegui dar o start inicial de um projeto que já vinha sendo amadurecido de tranformar um curso presencial em um curso em EaD.
Muito obrigada Prof. Régis pelas dicas valiosas.

Marlise Pereira, Assessora de Informática e Instrutora de cursos de informática (presencial).