Curso on-line

Teoria e Prática do Design Instrucional

Crie projetos educacionais com ênfase em educação a distância.
Com Régis Tractenberg

Próxima turma:
de 22 de outubro a 07 de dezembro de 2018
(133a turma)

 

“O curso superou minhas expectativas. Pude colocar o projeto construído ao longo do curso em prática imediatamente após o término. A mediação do Regis foi excelente, apontando caminhos, questionando, dando dicas.”

Adriane Gazzola, coordenadora de núcleo – Fundação Roberto Marinho

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Proposta

O Design Instrucional – DI é uma metodologia para o planejamento de currículos, cursos e materiais didáticos em diferentes modalidades, mídias e contextos de aprendizagem, especialmente aqueles realizados por meio de educação a distância. Também é conhecido como Design Educacional ou gestão de projetos em Tecnologia Educacional.

Ao longo das atividades deste curso, os participantes têm a oportunidade de criar soluções para os próprios projetos de educação e treinamento. Oferecido há 14 anos no Brasil, o Teoria e Prática do Design Instrucional – TPDI segue práticas bem estabelecidas para o ensino/aprendizagem de DI adotadas em programas semelhantes encontrados no exterior.

 

 

Público-alvo

O Design Instrucional interessa principalmente a estudantes e profissionais de Recursos Humanos, Educação, EaD e Tecnologia Educacional que estão envolvidos com o desenvolvimento de projetos de educação a distância e presenciais em contextos acadêmicos ou corporativos. Este curso interessa também a professores empreendedores que desejam criar cursos on-line próprios. Participaram das 131 turmas anteriores do TPDI mais de 3.510 profissionais das seguintes instituições:

Aeronáutica, Agência Infoglobo, Amadeus Brasil, Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Catho Educação Executiva, CEDERJ, Centro Universitário de Maringá, Centro Universitário Newton Paiva, Centro Universitário Nove de Julho, CLARO, Colégio Cândido Mendes, Colégio da Companhia Santa Teresa de Jesus, Colégio João XXIII, Colégio Pedro II, Colégio Santana, Colégio Santo Inácio, Colégio São Paulo, Comsut, Conselho Federal de Engenharia, DATASUS, Diretoria de Ensino da Marinha, Dobra, DP Consultoria, Eduweb, Eletrobras, Eletronorte, Embratel, Escola Superior de Guerra, Estudar E-learning, Exército Brasileiro, Faculdade de Tecnologia Empresarial, Faculdade do Meio Ambiente e Tecnologia de Negócios, Faculdade Estácio de Sá – Juiz de Fora, Faculdade Michelangelo, FAVENI, FERP-FGB, FFFCMPA, Fundação Abrinq, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Fundação de Ensino Superior de Passos, Fundação Osório, Fundação Roberto Marinho, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Governo do Estado do Rio de Janeiro, HSBC, Human Power Change Management, IBEU, iLearn – Centro de Treinamento em Informática, Indie Records, Infraero, INPI, Instituto Adventista de Ensino, Instituto de Pesquisas Eldorado, Instituto Guanabara, Instituto Monitor, iSat Educação, Learn-Way, Kodak, Marinha Brasileira, Meimei Escola Montessoriana Ltda., Microcamp, Ministério da Saúde, Pete Cabralis Design, Petrobras, PIREP, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, PUC-RJ, PUC-SP, PUC-PR, Red Balloon Curso de Inglês, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educação do GDF, Secretaria Estadual de Fazenda de Pernambuco, Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Salvador, Senac-PE, Senac-RJ, Senado Federal, Senai-RJ, Senai Florianópolis, Sistema COC de Ensino, Socicam, Strong Consultoria Educacional, Supridatta Teleinformática Ltda., Superior Tribunal de Justiça, TRT-SP, Tribunal Superior Eleitoral, TTI Brasil, UBEE, UCAM, UCB, UEMG, UERGS, UERJ, UFF, UFPA, UFPel, UFPR, UFRJ, UFRJ, UGF, Ulbra, Unesa, UNG, Unibero, Uninove, Universidade Católica de Goiás, Universidade de Passo Fundo, Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Salgado de Oliveira, Unor Design, Veris Educacional, Watson Wyatt Worldwide, dentre outras.

Lista completa de empresas que tiveram participantes em nossos cursos

 

 

 

 

“É muito importante para quem trabalha na área da Educação fazer este curso de TPDI. Ele nos dá diretrizes para que possamos criar cursos com maior eficiência. O conteúdo é excelente, o professor é de altíssimo nível e o resultado final é de realização de aprendizagem com gostinho de quero mais!”

Renate Stephanes Soboll, professora tutora a distância – UAB/UnB

 

 

TPDI - avaliacao turmas 2017

 

Objetivos

Os participantes terão a oportunidade de:

  • Conhecer a história e as características do Design Instrucional;
  • Aplicar o modelo ADDIE no papel de designers instrucionais de seus projetos;
  • Identificar e descrever problemas de educação e treinamento;
  • Analisar o contexto de implementação de seus projetos;
  • Examinar o perfil e as necessidades de seu público-alvo;
  • Definir precisamente objetivos instrucionais;
  • Mapear objetivos específicos e pré-requisitos de aprendizagem;
  • Selecionar estratégias didáticas e motivacionais, mídias e tecnologias educacionais adequadas a diferentes tipos de aprendizagem, objetivos e público-alvo;
  • Sequenciar o próprio projeto instrucional em diferentes etapas;
  • Estudar temas complementares ao processo de DI, como roteirização multimídia, uso de cores e objetos de aprendizagem.

 

 

“O curso foi excelente. Foi muito gratificante perceber o quanto eu evoluí após sua realização. Já fiz vários cursos em EaD, inclusive uma especialização, mas este curso de Design Instrucional foi, sem dúvida, o melhor. “

Juliana Tavares Martins, Analista Judiciário do TRE/SC.

 

 

Benefícios

A aplicação do Design Instrucional possibilita planejar, desenvolver e implementar projetos de capacitação bem alinhados em seus objetivos, estratégias didáticas e tecnologias educacionais utilizadas. Isso gera maior eficácia no atendimento a necessidades de aprendizagem em menos tempo e com mais satisfação para os aprendizes.

O TPDI oferece uma base sólida para a formação de designers instrucionais e estudos continuados na área de Educação a Distância e Tecnologia Educacional.

 

Metodologia

Ao longo de sete semanas, os participantes interagem em uma comunidade de aprendizagem on-line.

As atividades incluem a leitura de textos, troca de experiências entre a turma por meio de fóruns de discussão e a elaboração de projetos.

A realização das tarefas leva cada participante a criar o planejamento de um curso próprio (presencial, semipresencial ou on-line), que pode ser aplicado posteriormente ao seu contexto profissional.

O Curso Teoria e Prática do Design Instrucional tem como diferencial o acompanhamento próximo do professor sobre cada etapa de desenvolvimento dos projetos.

É realizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, amplamente utilizado em todo o mundo.

 

 

“Excelente! Estou motivada a prosseguir na área. O prof. Régis com sua orientação ajudou-me logo no início. A organização do curso dá um direcionamento permitindo que o aluno consiga montar seu projeto com segurança e apoio do docente. Foi um divisor de águas em minha vida profissional.”

Sueli Zanini de Souza – Professora de Química – Senai – São Paulo

 

 

Temas em educação a distância e tecnologia educacional

Ao longo do curso, vários tópicos podem ser abordados conforme as dúvidas e necessidades dos participantes. Dentre eles podemos citar:

O uso de novas tecnologias na educação;

Abordagens didáticas como: educação baseada em projetos, metodologias de aprendizagem ativa, avaliações próximas da realidade, uso de games e gamificação na educação, sala de aula invertida etc.;

Conceitos relacionados ao design instrucional: design educacional, design didático, desenho didático, desenho instrucional, desenho educacional, design da aprendizagem, design thinking, design de interação, design de cursos online, design gráfico etc.;

Competências essenciais no trabalho de designers instrucionais;

Como montar um treinamento: o papel do designer educacional e a gestão de projetos em educação corporativa;

Treinamento de equipes e capacitação de professores;

O design instrucional na EaD e criação de materiais didáticos para educação a distância;

Como elaborar orçamentos em projetos de design instrucional e educação a distância;

A estimativa de cargas horárias nas modalidades presencial e on-line;

Como criar cursos on-line no Moodle de modo independente;

O processo de formação de designers educacionais, pós graduações e estudos continuados em design instrucional e educação à distância.

 

 

Projetos de design instrucional criados por participantes

  • Curso presencial para o desenvolvimento de competências básicas no uso de informática (alfabetização digital) voltado para os moradores de uma pequena cidade do interior;
  • Curso de tecnologia educacional para professores em escolas;
  • Oficina presencial de canto em coral para os membros da comunidade de uma igreja;
  • Curso on-line em apoio ao processo de ambientação de novos funcionários de um banco;
  • Treinamento para técnicos de manutenção da rede elétrica de uma companhia estadual de energia;
  • Curso semipresencial para capacitação de professores de uma escola para o uso de novas tecnologias em suas aulas com alunos do Ensino Fundamental;
  • Oficina para professores de escolas técnicas que desejam criar cursos no moodle;
  • Grupo de estudos presencial com a equipe de uma consultoria na área de EaD para disseminação de processos de trabalho por meio do estudo de casos bem-sucedidos;
  • Curso de Inglês on-line para profissionais embarcados em plataformas de petróleo;
  • Capacitação on-line para uso de software corporativo em uma empresa de engenharia;
  • Disciplina escolar presencial com apoio de ambiente on-line para ensino de robótica a alunos do Ensino Médio;
  • Programa semipresencial de preparação e formação de comunidades entre jovens universitários antes de seu período de estudos no exterior;
  • Capacitação on-line de professores e orientadores educacionais para apoio a alunos com deficiência visual em suas escolas;
  • Tutorial on-line para apresentação de novos produtos e serviços aos gerentes de um banco;
  • Curso on-line de produção textual, voltado ao público em geral, desenvolvido por uma professora independente;
  • Disciplina presencial de Metodologia de Pesquisa + recomendações de mudanças curriculares em um curso de Graduação em Ciências Sociais;
  • Treinamento semipresencial de equipes de manutenção em uma empresa ferroviária;
  • Capacitação on-line sobre processos de lavagem de dinheiro voltado a equipes de fiscais em órgão da administração pública;
  • Capacitação on-line de professores para o incentivo ao pensamento crítico de alunos escolares e universitários;
  • Treinamento semipresencial para capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem para o uso de equipamentos hospitalares;
  • Curso on-line preparatório para candidatos a concursos públicos na área do Direito;
  • Treinamento semipresencial de policiais civis para o uso de novas tecnologias em suas atividades;
  • Capacitação para criação de cursos on-line: as atividades do designer educacional;
  • Curso semipresencial de preparação de comida japonesa para interessados em gastronomia;
  • Elaboração de um sistema de apoio (help) para cada tela de um software de gestão.
  • Curso de tecnologia educacional para professores do Ensino Superior.

Diante da variedade de iniciativas em cada turma, os participantes têm a oportunidade de aprender com seus colegas e contribuir com seus projetos.

 

 

Bônus

Muitos participantes do TPDI criam seus próprios cursos on-line independentes.

Em apoio a esse objetivo, todos os inscritos recebem gratuitamente o e-book Docência On-line Independente: novos horizontes profissionais na Educação, obra que traz orientações, dicas de tecnologia e marketing, além da experiência de docentes empreendedores em várias áreas.

 

 

 

 

 

 

“Recomendo a todos os professores que se preocupam de fato com o ensino sério. Além do gratificante retorno proporcionado pelas práticas aprendidas no TPDI, tive a oportunidade trocar idéias e sugestões com vários profissionais da área, além da prestimosa e sempre presente competência do professor Régis. Parabéns e obrigado Régis!”

Geraldo Peres Caixeta, Professor Engenharia Elétrica – Universidade São Francisco, Campinas, SP

 

 

Pré-requisitos

Para participar, é necessário:

  • Saber editar textos em programas como MS Word ou LibreOffice;
  • Ter acesso à Internet;
  • Saber usar e-mail e navegar na web;
  • Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).

 

Dedicação

É necessário dedicar ao curso aproximadamente uma hora por dia ao longo de sete semanas.

Não há encontros presenciais nem conferências síncronas (por chat, telefone, etc.); assim, o curso permite que todos estudem nos dias e horários mais convenientes para cada um.

 

 

 

Certificado

Ao completar o TPDI, os participantes recebem certificados em formato digital (PDF) com seu grau de aproveitamento. Constam no certificado a carga horária de 50 horas, o código de autenticação, o programa de estudos e a assinatura do professor.

O TPDI é um curso livre dedicado à qualificação de profissionais da área de Educação, recomendado pela Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.

Valorização pelo mercado

Nossos ex-alunos são bem considerados pelo mercado. Empresas de consultoria e instituições educacionais solicitam com frequência que divulguemos oportunidades nas áreas de Design Instrucional, Design Educacional, Tecnologia Educacional e Coordenação de Projetos entre eles. Confira aqui

Comunidade de estudos continuados

Após o curso, os participantes são convidados a participar, sem custos, do GEDI – Grupo de Estudos sobre Design Instrucional –, uma comunidade permanente que promove, desde 2005, o estudo colaborativo de temas associados ao Design Instrucional e à Educação à Distância: design educacional, projetos de tecnologia na educação, ambientes virtuais de aprendizagem, design gráfico e multimídia, usabilidade de interfaces, gestão de projetos, docência on-line, docência on-line independente, empreendedorismo educacional, dentre outros.

 

 

“O curso de TPDI é excelente e supera as expectativas. Trata-se de um modelo de curso a distância que realmente funciona. Aprendi com este curso muito mais do que com alguns cursos presenciais que fiz ao longo da minha formação. Não existe nada que desabone o curso, pelo contrário, a qualidade dos feedbacks do professor, a qualidade do material e a excelente forma de organização e sequenciação dos conteúdos e das atividades são diferenciais que fazem deste curso uma opção que eu recomendo totalmente aos interessados em conhecer o design instrucional.”

Schirley Horácio de Gois Hartmann, editora de material didático para EaD, Editora Opet

 

 

Professor

Regis TractenbergRégis Tractenberg é mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade de Twente, na Holanda, e psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1998, oferece cursos, planeja e coordena projetos de educação e treinamento em empresas e instituições educacionais. Foi professor do Instituto de Psicologia da UFRJ e do curso de especialização em Educação com Aplicação da Informática da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), gerente de e-learning da ID Projetos Educacionais, responsável pelo design de cursos on-line, membro da Equipe de Inovação Educacional do Centro de Aprendizagem da Shell, em Haia, onde colaborou no design instrucional de cursos sobre produção de petróleo e gás e na capacitação de docentes internacionais da Shell Open University, e membro do conselho científico da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – ABT. Foi professor do curso de extensão em Educação Corporativa do IAG-PUC-Rio e do curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação do Núcleo de Computação e Eletrônica da UFRJ. Participou do comitê de especialistas convidados pelo Horizon Project Brasil 2015. Desde 2004, é sócio e professor da Livre Docência Tecnologia Educacional, e atendeu mais de uma centena de turmas on-line e orientou mais de 3 mil professores, profissionais de RH, e coordenadores de cursos a distância em todo o Brasil quanto ao planejamento de soluções educacionais.

 

 

Inscrições abertas

Valor: R$420,00

Ex-alunos da Livre Docência contam com 10% de desconto.
Solicite pelo email: contato@livredocencia.com.br

Vagas por turma: 30

Opções de pagamento:

– À vista por boleto ou transferência bancária, ambos com desconto de 3,86%;

– Cartões de crédito em 3 parcelas sem juros ou em até 12 vezes com juros.

 

 

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Veja aqui mais depoimentos sobre o curso.

 

Acesse o programa detalhado, amostras dos textos e ainda mais depoimentos aqui:

Sala de visitas do Curso Teoria e Prática do Design Instrucional

 

Satisfação garantida

1. Se, por qualquer motivo, você não conseguir concluir o curso, poderá reiniciar em uma próxima turma dentro do período de 1 ano desde sua inscrição inicial.

2. Caso você mude de ideia ou não fique satisfeito, basta solicitar por e-mail e devolveremos o valor integral de sua inscrição até 14 dias após o recebimento de seu pagamento. Depois desse período, devolvemos 75% do valor pago, desde que a solicitação seja feita até a terceira semana a partir do início do curso.

 

Para inscrever funcionários de empresas

Envie um e-mail para contato@livredocencia.com.br com as seguintes informações:

  • Nome, e-mail e cargo dos participantes;
  • Dados da empresa: razão social, CNPJ, IE, IM, endereço completo e endereço para correspondência;
  • Pessoa de contato, cargo, departamento, e-mail e telefone.

Após o recebimento dessas informações, emitiremos a nota fiscal aos cuidados da pessoa de contato;

Obs.: Aceitamos notas de empenho de órgãos públicos.