Curso on-line

Teoria e Prática da Docência On-line

Capacitação para professores de cursos a distância.
Com Renata Kurtz

Próxima turma em breve.

 

“Não consigo imaginar melhor profissional para desenvolver um curso de TPDO do que a tutora que nos acompanhou durante toda a experiência, a Professora Renata Kurtz. Certamente, aprendemos o que é a teoria e a prática da docência on-line espelhando-nos em um fantástico exemplo. É muito gratificante passar esse tempo todo sendo orientada por uma pessoa tão capaz, competente e séria. Aliás, a Livre Docência está de parabéns pelo corpo docente que mantém. Esse não é o primeiro curso que faço aqui, mas todos primaram pela qualidade dos professores. Parabéns, Renata, pela qualidade que imprimiu ao curso! Parabéns, Livre Docência, por ter esse tipo de profissional! Desejo e espero fazer mais cursos com vocês! Obrigada a todos!”

Maria Esmeralda Ballestrero-Alvarez – Professora – FEI (São Paulo)

 

Proposta

Docência On-line é o conjunto de saberes e práticas que envolvem a atuação docente em todas as etapas de um curso oferecido pela Internet, desde o planejamento até a avaliação final.

O curso TPDO – Teoria e Prática da Docência On-line – oferece aos participantes o conhecimento e a oportunidade de exercitar práticas eficazes para o desenvolvimento das competências necessárias à docência on-line, de acordo com os objetivos específicos de cada participante.

 

 

 

Público-alvo

Profissionais que são ou desejam se tornar docentes on-line no contexto corporativo, acadêmico, ou que desejam se tornar docentes independentes.

Participaram das 48 turmas anteriores do TPDO mais de 1.090 profissionais das seguintes instituições:

Banco do Brasil, CEDEHA, Escola Comunitária de Campinas, FEI (SP), Faculdade de Odontologia de Vassouras (USS), Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Prefeitura Municipal de Americana (SP), UDC (Foz de Iguaçu), Ulbra, Universidade de Brasília, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Universidade Nove de Julho, Universidade de Uberaba, Universidade do Vale do Itajaí, Rede Metodista do Sul – Fames, Embrapa, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional Federal, Anhanguera Educacional, Colégio Santo Agostinho, Fisk, Faciplac – Faculdades Integradas do Planalto Central, Sanear Engenharia, Kumon Instituto de Educação, Grifon Brasil, Vórtice Sistemas, dentre outras.

 

 

“O curso foi excepcional! Vivenciar etapas que enfrentaremos como docente on-line é um diferencial mais que especial deste curso. A professora que é super atenciosa, com uma bagagem de conhecimento extraordinário, me fez sentir motivada e com curiosidade aguçada para busca de mais conhecimento na temática do curso.”

Leila Curty – Gestão de Projetos de PD&I – PUC-Rio

 

 

TPDO - Satisfação turmas 2017

 

 

Objetivos

Os participantes terão a oportunidade de:

  • Conhecer o histórico e os fundamentos da Docência On-line;
  • Vivenciar e praticar no próprio ambiente on-line a interação socioafetiva;
  • Conhecer as competências pedagógicas, gerenciais, tecnológicas e técnicas necessárias ao docente on-line;
  • Conhecer modelos de atuação da Docência On-line;
  • Identificar o modelo docente adequado aos seus objetivos e necessidades educacionais;
  • Exercitar a mediação em diferentes interfaces: fóruns, wikis e chats;
  • Vivenciar e utilizar as ferramentas de edição do ambiente Moodle em um laboratório com atividades dirigidas;
  • Conhecer formas de conduzir feedbacks, a avaliação online e o acompanhamento de alunos;
  • Conhecer meios de acompanhamento docente em processos de avaliação on-line.
  • Conhecer e analisar um plano de docência online para que possam elaborar o seu próprio de acordo com seus objetivos.

 

 

 

 

“O curso superou as minhas expectativas. A professora é fantástica, sem dúvida, o melhor exemplo de como deve atuar um docente online; os materiais são claros, adequados e diversos; a metodologia é perfeita, pois está centrada na prática do saber. Com certeza, eu recomendo a qualquer pessoa interessada em montar o seu próprio curso online ou em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, que faça o TPDO. Para mim há um “antes e um depois” do TPDO.”

Tatiana Ribeiro do Amaral.

Designer Instrucional de Cursos Online.
Professora de Português e de Espanhol para Estrangeiros.

 

Benefícios

O TPDO oferece oficinas e vivências em que os participantes exercitam as competências necessárias à docência on-line. Essa prática possibilita o seu desenvolvimento efetivo, com a orientação e acompanhamento constante da professora.

Dentre os benefícios para o participante, destacam-se:

  • Melhor planejamento e organização do trabalho do professor;
  • Melhor rendimento de seus futuros alunos;
  • Interações produtivas entre o docente e seus alunos e entre seus próprios alunos;
  • Diminuição da evasão em seus cursos;
  • Qualificação do participante para o mercado de trabalho.

 

 

Metodologia

No decorrer de sete semanas, os participantes interagem em uma comunidade de aprendizagem no ambiente virtual Moodle, amplamente utilizado em todo o mundo.

As atividades incluem leituras e discussões de textos com o professor e os demais participantes, oficinas em fóruns de discussão, chats, wikis, videoconferências e um laboratório de ambiente virtual no Moodle. Ao longo do TPDO, os participantes analisam também ferramentas de apoio, como um plano de docência on-line que pode ser adaptado posteriormente a seus próprios cursos, objetivos e contexto profissional.

O TPDO tem como diferencial reconhecido pelos alunos o acompanhamento próximo da professora em todas as atividades do curso.

 

 

 

 

“O curso Teoria e Prática da Docência Online é tudo de bom! Nota 10 para a professora, a organização e a praticidade do curso! Mudou minha idéia sobre docência. Destacou a importância do tutor e da interação na construção da aprendizagem.”

Alda Jane Alves Costa Fares
Analista de Produção – Tribunal Regional Eleitoral de Goiás

 

 

Programa

Semana 1 


Atividades de ambientação: apresentações pessoais, do programa do curso e reconhecimento do ambiente de aprendizagem

Interação socioafetiva
Chat e videoconferência de abertura

 

Semana 2


Contexto histórico da Docência On-line

Fundamentos da Docência On-line

Oficina wiki 1

 

Semana 3


Modelos e competências da Docência On-line

Identificação do Modelo de Docência On-line

 

Semana 4


Comunicação, Interação e Mediação On-line

Oficina de mediação assíncrona

 

Semana 5


Comunicação, Interação e Mediação on-line (continuação)

Oficina de mediação síncrona
Oficina wiki 2

 

Semana 6


Avaliação e acompanhamento de cursos on-line

Plano de docência on-line e materiais de apoio
Oficina de Moodle

 

Semana 7


Encerramento de cursos on-line

Revisão final dos trabalhos, fechamento e avaliação do curso
Chat e videoconferência de encerramento

 

 

 

 

 

“O curso TPDO é fundamental para todo docente interesssado em explorar o novo universo da docência online, e mudar do paradigma das aulas presenciais para aquele dos ambientes virtuais.”

Kátia Arakaki
Professora – UDC (Foz de Iguaçu)

 

Dedicação

Cerca de uma hora por dia, ao longo de sete semanas.

Não há encontros presenciais e há mais de uma opção para as atividades síncronas – chats ou videoconferências. Os participantes têm flexibilidade para escolher os horários de estudo que lhes sejam mais convenientes.

 

Pré-requisitos

Para participar, é necessário:

  • Saber editar textos em programas como MS Word ou Open Office;
  • Ter acesso à internet;
  • Saber usar e-mail e navegar na Internet;
  • Ter disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).

 

 

Certificado

Ao completar o TPDO, os participantes recebem certificados em formato digital (PDF) com seu grau de aproveitamento. Constam no certificado a carga horária de 55 horas, o programa do curso, o código de autenticação e assinatura da professora.

O TPDO é um curso livre dedicado à qualificação de profissionais da área de Educação, recomendado pela Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.

 

Comunidade de estudos continuados

Após o curso, os participantes são convidados a participar, sem custos, do GEDI – Grupo de Estudos sobre Design Instrucional –, uma comunidade permanente que promove, desde 2005, o estudo colaborativo de temas associados ao Design Instrucional e à Educação à Distância: design educacional, projetos de tecnologia na educação, ambientes virtuais de aprendizagem, design gráfico e multimídia, usabilidade de interfaces, gestão de projetos, docência on-line, docência on-line independente, empreendedorismo educacional, dentre outros.

 

 

 

 

“O curso TPDO possui características que considero indispensáveis para o EAD. Um planejamento minucioso e atual, uma professora muito competente, sempre presente, atenciosa e realmente comprometida com o aproveitamento do aluno.”

Maria Ana Sada Japp – Pedagoga e Advogada

 

 

Professora

Renata KurtzRenata Motta Kurtz é doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio (área de pesquisa: Inovação e Tecnologia Educacional), mestre em Administração de Empresas pela mesma instituição e psicóloga graduada pela UFRJ. Possui MBA em Gestão e RH pela PUC-Rio. É sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso “Teoria e Prática da Docência On-line”. É professora adjunta da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora da PUC-Rio em cursos de graduação e pós-graduação e supervisora das áreas de Organizações e Estratégia da graduação do curso de Administração/IAG. Consultora de Recursos Humanos, com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil e Oi. Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e coordenadora pedagógica do MBA à distância da PUC-Rio. Foi pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio.

 

 

Acesse o programa detalhado, amostras dos textos e ainda mais depoimentos aqui:

Sala de visitas do Curso Teoria e Prática da Docência On-line

Satisfação garantida

1. Se, por qualquer motivo, você não conseguir concluir o curso, poderá reiniciar em uma próxima turma dentro do período de 1 ano desde sua inscrição inicial.

2. Caso você mude de ideia ou não fique satisfeito, basta solicitar por e-mail e devolveremos o valor integral de sua inscrição até 14 dias após o recebimento de seu pagamento. Depois desse período, devolvemos 75% do valor pago, desde que a solicitação seja feita até a terceira semana a partir do início do curso.

 

Para inscrever funcionários de empresas

Envie um e-mail para renata@livredocencia.com.br com as seguintes informações:

  • Nome, e-mail e cargo dos participantes;
  • Dados da empresa: razão social, CNPJ, IE, IM, endereço completo e endereço para correspondência;
  • Pessoa de contato, cargo, departamento, e-mail e telefone.

Após o recebimento dessas informações, emitiremos a nota fiscal aos cuidados da pessoa de contato;

Obs.: Aceitamos notas de empenho de órgãos públicos.