Curso on-line

Docência On-line Independente: primeiros passos

Empreenda com seus próprios cursos pela Internet.
Prof. Régis Tractenberg

9a turma:
em breve

 

Receba grátis o prefácio e o primeiro capítulo do livro!

 

Proposta

É crescente o número de professores que lançam projetos de educação on-line fora de grandes instituições de ensino. Trata-se de um movimento que busca novas formas de trabalho, liberdade pedagógica e reconhecimento profissional.

Esse curso tem por objetivo apoiar aqueles que desejam iniciar ou aperfeiçoar sua atividade como professores independentes e, assim, estabelecer uma nova ocupação em tempo parcial ou integral.

Em oito semanas, vamos explorar o que é a docência on-line independente e as competências essenciais à sua realização. Estudaremos vários casos de professores bem-sucedidos e aprenderemos com suas melhores práticas.

Reuniremos também referências sobre serviços auxiliares (hospedagem web, marketing digital, etc.), profissionais especializados (ilustradores, designers gráficos, revisores, etc.) e meios de desenvolvimento pessoal (livros, cursos, sites, etc.) que podem facilitar o caminho de professores independentes na educação on-line.

Os participantes serão convidados ainda a fazer uma autoanálise sobre as competências e recursos de que necessitam e a elaborar o planejamento de seus próximos passos nessa jornada.

 

Público-alvo

Professores e educadores empreendedores que desejam criar cursos livres, de autoria própria, sem intermédio de instituições formais de ensino.

Para ter sucesso como docente independente é importante ter iniciativa e querer desenvolver novas competências para o uso de tecnologias na área de educação.

 

Depoimentos

Adorei o curso, a escolha do tema, dos textos, das discussões! As informações assim como a troca de mensagens e experiências foram valiosíssimas!

Para professores como nós, que desejamos iniciar como docentes independentes, o curso é indispensável!

Em uma instituição, muitas vezes, trabalhamos em grupos, decidimos o planejamento em reuniões. No trabalho independente, estamos praticamente sozinhos (ainda que haja a possibilidade de haver sócios e participantes). Nesse sentido, como espaço de discussão e troca de experiência, o curso é muito importante!

Debora Alves Salgado, professora de língua portuguesa e revisora de textos.

 

Muito bom. Um curso sério. De estrutura e planejamento adequados. Aututor competente, interativo, dinâmico, atencioso com os alunos. Material de qualidade. Vale a pena fazê-lo.

Vera Lúcia Martins Sarubbi – Docente on-line / LANTE – UFF – Sócia fundadora da VS Consultoria Acadêmica


Mais depoimentos

 

DO-In_satisfacao_2015

 

Objetivos

Os participantes terão a oportunidade de:

  • Conhecer os conceitos básicos sobre docência on-line independente;
  • Estudar e se inspirar no modelo de trabalho de vários professores em atividade na web;
  • Identificar serviços, profissionais e referências que apoiem seu empreendimento educacional;
  • Identificar recursos tecnológicos e de segurança on-line para suas iniciativas docentes;
  • Conhecer câmeras, microfones, luzes e software para criação de vídeos;
  • Conhecer as principais ações de marketing digital para divulgação de cursos on-line;
  • Conhecer aspectos legais e de gestão importantes para professores empreendedores on-line;
  • Explorar e discutir diferentes plataformas integradas para oferta de cursos on-line;
  • Realizar uma autoavaliação das competências e pré-requisitos necessários;
  • Planejar ações para o próprio desenvolvimento e o início ou melhoria das atividades independentes;
  • Manter contato com uma comunidade crescente de professores independentes.

 

Benefícios

Iniciar um trabalho docente independente de modo mais rápido, consistente e bem-sucedido.

A docência on-line independente, pode ser uma fonte de renda expressiva e uma ocupação gratificante pela liberdade pedagógica, o reconhecimento profissional e a flexibilidade quanto ao local e às condições de trabalho.

 

Metodologia

Docência On-line IndependenteAo longo de oito semanas, vamos interagir em uma comunidade de aprendizagem colaborativa utilizando o ambiente on-line Moodle.

Todos os inscritos receberão o e-book Docência On-line Independente: novos horizontes profissionais na Educação, obra organizada pelo professor e autor desse curso.

Receba grátis o prefácio e o primeiro capítulo!

As atividades incluem a leitura de textos, discussão de casos, realização de pesquisas, troca de experiências entre a turma e o esclarecimento de dúvidas por meio de fóruns de discussão.

O curso propõe, ainda, a autoavaliação dos participantes e a elaboração de um planejamento pessoal para o início ou melhoria de suas atividades docentes independentes.

 

Programa

Semana 1 – Ambientação

Apresentação do programa e dicas para aproveitamento dos estudos

Apresentações dos participantes e reconhecimento da sala on-line

 

Semana 2 – Conceitos básicos sobre docência on-line independente.

O que é a docência on-line independente?

Quais são os fatores pelos quais pode ser compreendida?

Que competências são necessárias ao seu exercício?

 

Semana 3 – Estudos de casos sobre professores independentes – I

Análise da atividade de professores independentes que são autores de capítulos do livro.

 

Semana 4 – Estudos de casos sobre professores independentes – II

Pesquisa livre e análise de professores independentes em atividade na web.

 

Semana 5 – Docência on-line e marketing

Que princípios e boas práticas são recomendáveis na interação com alunos em cursos on-line?

Como divulgar nossos cursos? Quais ações de marketing convém conhecer e aplicar?

 

Semana 6 – Empreendedorismo e questões legais

Quais são os aspectos legais e de empreendedorismo que precisam ser considerados em iniciativas docentes independentes?

 

Semana 7 – Tecnologia e planejamento pessoal

Quais tecnologias estão disponíveis e que fatores devem ser observados em sua seleção e uso?

Questionário de autoanálise quanto às competências e recursos para o exercício da docência on-line independente.

Planejamento dos próximos passos.

Semana 8 – Comentários finais e despedidas

Videoconferência, comentários finais, despedidas e continuidade no grupo do Facebook.

 

Pré-requisitos

Para participar, é necessário:

  • Desejar criar um curso on-line próprio;
  • Saber editar textos em programas como MS Word ou Open Office;
  • Ter acesso à Internet;
  • Saber usar e-mail e navegar na web;
  • Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).

 

Dedicação

É necessário dedicar ao curso aproximadamente uma hora por dia ao longo de oito semanas. Esse é um curso livre com carga horária de 60 horas.

Não faremos encontros presenciais e todos poderão estudar nos dias e horários que lhes forem mais convenientes.

 

Certificados

Não haverá certificados de participação nesse curso, pois se trata de uma capacitação para empreendedores, e interessam apenas as aprendizagens que podem ser alcançadas.

 

Comunidade de estudos continuados

Após o curso, os participantes serão convidados a ingressar, sem custos, em um grupo on-line permanente dedicado à troca de experiências entre professores que já trabalham ou desejam começar suas atividades nessa modalidade laboral.

 

Professor

Régis Tractenberg é docente on-line independente desde 2004. Realizou uma centena de turmas on-line e orientou mais de 2.800 professores, profissionais de RH, e coordenadores de cursos a distância em todo o Brasil quanto ao planejamento de soluções educacionais. Em 2006, propôs o termo docência on-line independente e, desde então, publica sobre o tema e orienta novos professores em seus empreendimentos. Em 2014, organizou o livro coletivo Docência On-line Independente: novos horizontes profissionais na Educação, que traz relatos de professores com iniciativas próprias em educação on-line.

É mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade de Twente, na Holanda, e psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1998, oferece cursos, planeja e coordena projetos de educação e treinamento em empresas e instituições educacionais. É sócio e professor da Livre Docência Tecnologia Educacional. Foi docente do Instituto de Psicologia da UFRJ e do curso de especialização em Educação com Aplicação da Informática da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), gerente de e-learning da ID Projetos Educacionais, membro da Equipe de Inovação Educacional do Centro de Aprendizagem da Shell, em Haia, onde colaborou no desenvolvimento de cursos sobre produção de petróleo e gás e na capacitação de docentes internacionais da Shell Open University, e membro do conselho científico da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – ABT. É professor do curso de extensão em Educação Corporativa do IAG-PUC-Rio e do curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação do Núcleo de Computação e Eletrônica da UFRJ. Participou do comitê de especialistas convidados pelo Horizon Project Brasil 2015.

 

Inscrições abertas

Valor: R$360,00
Ex-alunos da Livre Docência têm 10% de desconto. Basta solicitar por email antes de se inscrever!

Vagas por turma: 30

Opções de pagamento:

– À vista por boleto ou transferência bancária, ambos com desconto de 3,86%;

– Cartões de crédito em 3 parcelas sem juros ou em até 12 vezes com juros.

 

 

Garantias

1. Se, por qualquer motivo, você não conseguir concluir o curso, poderá reiniciar em uma próxima turma dentro do período de 1 ano desde sua inscrição inicial.

2. Caso você mude de ideia ou não fique satisfeito, basta solicitar por e-mail e devolveremos o valor integral de sua inscrição até 14 dias após o recebimento de seu pagamento. Após esse período, devolvemos 75% do valor pago, desde que a solicitação seja feita até a terceira semana a partir do início do curso.

 

Receba grátis o prefácio e o primeiro capítulo do livro!